CONSULTORIA EM SERVIÇOS DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
O hospital de sua cidade se preocupa com a sua saúde realmente?
Nos dias de hoje, quando procuramos um serviceo de saúde, raramente nos preocupamos com os cuidados que este deveria ter. Mais do que oferecer um professional capacitado, existem necessidades específicas e protocolos que devem ser preenchidos em cada setor, e que quando não são respeitados podem acarretar danos tanto para o pciente quanto para o hospital.
Quando precisamos realizar uma cirurgia/internação, por mais simples que seja, muitas coisas estão envolvidas durante esse processo. Além do médico que irá realizar, é importante que o hospital tenha uma equipe que saiba orientar e fiscalizar todas as áreas dentro do hospital, a fim de que o serviço prestado seja de qualidade. Mas o que seria isso? Quando olhamos um hospital, precisamos entender que ele funciona como um grande e complexo hotel que atende pessoas doentes. Logo, precisa funcionar corretamente desde a recepção deste paciente, seu quarto/enfermaria, lavanderia, cozinha, limpeza das dependências hospitalares, centro cirúrigico, esterilização de materiais, lixo hospitalar e tudo o que for necessário para que nada interfira no processo de internação e que o objetivo final, que é a cura/resolução do problema do paciente, seja resolvido da melhor forma e o mais breve possível.
O serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) é responsável por fiscalizar e orientar cada setor dentro de uma unidade de saúde. Todo hospital que preza por uma assistência de qualidade, tem nele instalado um SCIH.
Mas o que faz o SCIH?
Mais do que fiscalizar a taxa de infecção hospitalar, ou seja, quando o hospital gera doença e não saúde, o SCIH é responsável pela orientação, treinamento e fiscalização de tudo que acontece dentro de um hospital. O treinamento e fiscalização das equips que trabalham dentro da unidade é inprescindível, pois um hospital que sabe a importância dese serviceo e permite que ele funcione plenamente terá mais qualidade, diminuição na mortalidade, menor tempo de internação e menor custo no serviço prestado. A implantação do SCIH efetivo pode gerar diminuição nas infecções Hospitalares em 30%.
Além da fiscalização e treinamento, o SCIH tem por objetivo orientar e avaliar qual antibiótico é o mais adequado para o paciente naquele momento, sempre buscando as ferramentas necessárias para conseguir tal objetivo. De protocolos bem firmados sobre tratamento, controle de culturas e avaliação de quais bactérias existem dentro do hospital, esses cuidados conseguem otimiar o tratamento, gerando resposta efetiva para o paciente e economia para a unidade hospitalar.
A Portaria do Ministério da Saúde N° 2616, de 12 de maio de 1998 institui a obrigatoriedade deste serviço dentro dos hospitais, pois considera que a não realização destas medidas constituem riscos significativos à saúde dos usuários, logo, todo hospital é obrigado a ter o serviço de controle de infecção hospitalar em funcionamento.
Um serviço efetivo conta com um médico infectologista e equipe multidisciplinar que juntos trabalham para reduzir o risco de infecções hospitalares, prestando assim um serviço de qualidade e evitando que situações desagradáveis como aumento na mortalidade, gastos excessivos, descontentamento dos usuários, reclamações e processos, acabem por criar um ambiente desfavorável e que pode, inclusive, ocasionar o fechamento da unidade hospitalar.